Ano Novo: Planeje-se e realize o que faz seus olhos brilharem
Por Maria Angélica Carneiro

Coach MCC certificada pela ICF, Executive Coach. Consultora Organizacional, Supervisora e Mentora de Coaches. Co-fundadora da Escola de Coaches.

 


 

Adeus ano velho, feliz ano novo... que tudo se realize no ano que vai nascer...  Essa música é antiga e a cantamos plenos de vibração em todo Ano Novo, mas será que o fazemos consciente dos seus significados?

 

Dizer adeus ao ano que está acabando sempre nos traz a premência de concluir coisas, como se a virada do ano encerrasse um outro tempo e lugar, como se tudo se acabasse no dia 31 de dezembro. Conscientemente sabemos que o primeiro dia no novo ano é apenas mais um amanhecer em nossas vidas, assim como foram os outros 365 dias do ano que se acabou.

 

Quem é o sujeito, nós ou o ano que se foi ou o que virá? Será que estamos delegando nossas expectativas ao ano que vai nascer?

 

Estamos conscientes do que e do tudo que realizamos ou temos por realizar? O que nos propusemos?  O que fizemos para nós, para os outros e para o planeta foram suficientes? E quem vai nos dar estas respostas? Nós mesmos!

 

Muitas vezes, não fizemos um plano de metas para o ano novo e por isso não temos consciência do que realizamos. Enfim, sempre é tempo, quem decide o seu tempo é você, tempo é vida e vida mora no seu coração!

 

Portanto, mãos à obra!!!

 

Feche os olhos, respire fundo, tente entrar em um estado de calma e serenidade. Se você fez o seu plano no ano anterior, visite-o, pegue o papel e veja o que fez ou ainda está por fazer.  Você vai se surpreender! Uma vez, um dia escrito ou planejado, intenção lançada no universo! Magicamente ou sistemicamente... as coisas acontecem.

 

Se você não tem os seus planos no papel, faça uma pequena retrospectiva, olha suas ações, mês a mês, de dezembro a janeiro, isso mesmo de trás para a frente.

 

Anote seus feitos em cada mês. Se quiser, organize pelas dimensões mais importantes de sua vida, por exemplo: saúde, família, trabalho, estudos, amigos, dinheiro, social (dedicação a uma causa), religião ou religiosidade, lazer; enfim, áreas da vida que são importantes para você.

 

Não se culpe por não ter algumas, mas veja as que tem e as que REALMENTE interessa ter em SUA vida, dimensões que tragam motivação e orgulho em tê-las!

 

Veja tudo que lhe fez brilhar os olhos e bater o coração! Olhar retrospectivamente vai sinalizar e ajudar você a entender o que precisa, ir fechando portas, se é necessário ter e dedicar algum tempo a elas. Junto com isso muitas vezes um senso de gratidão do que fez e dos aprendizados gerados.

 

Feito isso, já vamos esvaziar um pouco a ansiedade do ano que se acaba, diminuindo as expectativas de uma lista enorme por fazer, para agradar alguém e talvez desagradar a si mesmo.

 

Passada esta etapa, o que fazer no ano que se inicia? Quais são meus planos? Seja generoso com você e considere seus interesses com os pés firmes no chão. Posso? Devo? Quero?

 

Atenção, não vale ter por ter, fazer por fazer. Análise com carinho suas ações em cada dimensão de sua vida e faça sempre as perguntas: Preciso? Quero me dedicar a isso? Quanto tempo? Agora avalie em que grau de importância: Muito? Pouco? Nada?

 

Neste momento, feche novamente os olhos, respire fundo e faça escolhas, veja o que você quer arrastar do ano anterior ou dar continuidade para uma ação de médio e longo prazo. Ter tempo livre para que o novo possa surgir também é importante. Lembra do ócio criativo? Então, é nos espaços entre notas musicais que a sonoridade da música acontece!

 

Pense no que é importante para você, no que faz brilhar seus olhos, alguma coisa que você gosta muito e quer fazer e que você não renuncia a isso! Um sonho, algo que você está acalentando em sua alma. Alguma coisa que tenha significado e esteja alinhada ao seu propósito. Se você tem clareza do seu propósito, agora é hora de fazer as escolhas, aquelas que você não abre mão! Escolhas conscientes! Escreva!

 

Neste momento estamos gestando o ano que vai nascer, temos que cuidar para que seja uma gestação saudável e possível, será que estamos colocando todos os nutrientes necessários para o nascimento do melhor ano que se inicia?

 

Dados de realidade, nosso pensar vai avaliar, nosso envolvimento e nossas escolhas que só o nosso sentir decide, junto com o querer que nos concede as forças da vontade e da realização. Nosso EU, nossa consciência, será o grande árbitro para analisar, nutrir as ações que têm a força de um propósito, para que possam acontecer.

 

Assim, como o nascimento de um bebê, um plano de atividades, que contempla todas as dimensões de vida priorizadas tem sua origem muito antes do seu nascimento, é na gestação que a saúde do bebê se projeta.

 

Então, vamos olhar agora no planejamento, cada ação, com dados de realidade sobre suas perspectivas e possibilidades de futuro, para que cada uma, em seu tempo e lugar, possam se concretizar.

 

Não espere passivamente o ano que vai nascer, todos nós esperamos um futuro melhor. Para que ele aconteça, precisamos projetá-lo no presente com todas as substâncias de qualidade de nossa alma. Assim o futuro pode se revelar como um fruto que foi gerado com excelência.

 

Olhamos agora para o que será viável acontecer nos próximos meses. Algumas ações serão pontuais, outras terão continuidade em meses ou até anos seguintes. Separe o que é de curto, médio e longo prazo.

 

Uma pós-graduação, por exemplo, pode exigir um preparo em etapas de curto, médio e longo prazo. Podem ser desdobradas em sub ações de preparação de meses ao longo de 1 ano, até 3 a 5 anos.

 

Uma única ação também pode demandar outras ações para que ela possa ter êxito, no exemplo da pós-graduação a dimensão estudo trará impacto nas dimensões tempo, família, saúde, dinheiro e trabalho. Todos os interlocutores estão alinhados? Cabe uma ação de alinhamentos entre as dimensões?

 

Não desista se estiver no seu propósito e for seu, será uma delícia pensar em todas as etapas e se preparar para elas, não é assim a gestação de um bebê, desde a concepção até o nascimento?  Passado, presente e futuro alinhados em um mesmo propósito: você!

 

Pense que sua vida é a concepção de muitos planos e intenções de vários “anos novos”, que se renovam a cada ano e se retroalimentam dos que já passaram, projetados na esperança, amor e cuidados para com o ano que vai nascer.