Team Coaching: por que aumentar a inteligência coletiva pode ser essencial para a sua organização?
Como você que é líder pode contar com apoio profissional para facilitar o desempenho de sua equipe de trabalho? De que forma os colaboradores da sua empresa podem permanecer alinhados e emocionalmente conectados? Por que o team coaching se apresenta como o caminho de desenvolvimento das organizações no século 21?

Se até pouco tempo as organizações apostavam no desenvolvimento dos colaboradores de forma individual hoje isso mudou. O foco agora é desenvolver os times, as equipes de trabalho. O desenvolvimento individual cada vez mais passa a ser responsabilidade de cada um e tanto as empresas como os indivíduos perceberam que além de ser uma escolha pessoal esse é o caminho que vincula autonomia e amadurecimento.

Sendo assim aqueles programas de desenvolvimento onde as empresas investiam altas quantias no aprimoramento de muitas pessoas mas com foco no individuo perdeu a importância. Na verdade esse formato ainda acontece quando é necessário para cargos da alta liderança ou cargos estratégicos da companhia. Essa mudança de mindset decorre tanto da perspectiva do individuo que prefere ser o autor do seu caminho, quanto das organizações que entenderam que investir nos times pode ocasionar maior impacto no negócio, com custos menores.

A resposta então foi uma adequação e o surgimento de uma nova demanda: o team coaching. Um processo que desbloqueia o potencial de um grupo e aumenta a inteligência coletiva. O renomado Dr. Peter Hawkins, professor de liderança e escritor define team coaching como um processo de desenvolvimento das organizações no século 21. Ele quer dizer que as organizações perceberam que são mais eficazes quando as equipes responsáveis ​​pelo sucesso da empresa estão realizando o melhor de suas habilidades.

A partir dessa metodologia o processo é capaz de ampliar a percepção para as particularidades dos times e utiliza o coach para atender as demandas que surgem do campo de interações entre os indivíduos, favorecendo sinergia, autonomia, compreensão das dinâmicas e a finalidade do time. O team coaching ajuda a criar um clima de apoio onde as ideias podem florescer e tomar forma.
Embora haja muitas formas de realizar o processo de team coaching, o método que eu acredito e o que trata o coletivo na mesma base de informação. Isso significa abordar os membros do time como um conjunto de adultos que consegue se manifestar em grupo. Além disso, quando as pessoas se sentem seguras o suficiente para fazer sugestões ou desafiar suposições, surgem decisões melhores e mais construtivas.

Essa é uma questão importante pois quando uma empresa contrata um processo de team coaching, muitas ainda pensam em team building, que normalmente atua do indivíduo para o grupo. Já no coaching de times a ideia e abordar direto o campo do grupo e as manifestações do individuo somente na medida em que afetam o coletivo e tratadas sempre no grupo. Mas para que as coisas aconteçam em grupo e se consolidem é necessário explicitar os contratos psicológicos (https://bit.ly/3GxWhC4), isto é, a compreensão dos detalhes intangíveis da corporação. Quanto mais profundidade e coesão o grupo tiver melhores resultados o time conseguirá alcançar.

O trabalho de team coaching é ajudar o time a avançar degrau a degrau de maneira que todo mundo consiga chegar no mesmo lugar. Sendo que para isso precisa haver um desapego do individual em relação ao coletivo. Contudo, todos precisam se manifestar e a maturidade para trabalhar em equipe nesse nível precisa acontecer no “modo adulto”.

Em cenários de grupo a tendência é notar uma explosão inicial de atividade à enquanto as pessoas estão empolgadas com um projeto, em seguida as coisas ficam mais lentas e flutuam à medida que esse estímulo é perdido. Questões como vitimização, opressão, por exemplo, não podem transcender o coletivo. Temas assim precisam emergir justamente para que se encontre uma relação de equilíbrio, ou seja, se faça ajustes até fluir o ponto que seja saudável para o grupo. Sempre com a consciência para que o time entenda o proposito para o qual ele foi construído e atinja os resultados esperados.

Importante salientar que quando você trabalha como coach de times você não pode ter um conceito de time ideal. Embora existam estudos que sugiram que existam times ideais e que à medida que eles evoluem para determinados estágios melhor é a performance, é preciso lidar com a realidade sem o ensejo de perseguir um modelo ideal. Isso representa conhecer como o time é nessa etapa e com o time construirá o seu próximo passo.

Como lidar com os indivíduos em um processo em que prevalece o coletivo?

As equipes que entendem o valor que cada membro agrega e podem não apenas trabalhar com mais eficiência, mas também apoiar umas às outras no aproveitamento de seus pontos fortes.

Durante esse processo é preciso observar como o grupo vai se sentir fortalecido, como os membros do time podem fazer para trazerem o melhor de si, sem cair na armadilha de que haverá um indivíduo que comandará o time ou que o grupo será “sequestrado” por alguém mais poderoso. Essa situação quem vai lidar é o próprio grupo e não o coach de times. A equipe é que limitará o que vale e o que não vale.

O mote é lembrar que um processo de team coaching opera no aspecto das relações para que o trabalho avance mais rápido, mas pressupõe que existam resultados práticos a serem atingidos pela organização. Nesse sentido não é como a maioria dos trabalhos que se faz em grupo e que são feitos para que as pessoas se relacionem bem juntas. Isso é de certa forma secundário. A organização investe para que alcance resultados por isso é um trabalho diretamente ligado a performance. Na prática é uma mudança nas relações dinâmicas do grupo para atingir resultados.

De que forma você percebe que o team coaching pode apoiar o desenvolvimento de equipes na sua organização? De que forma você deseja ampliar e aprimorar proativamente os pontos fortes coletivos da sua equipe?

Jorge Dornelles de Oliveira, MCC ICF, Executive Coach, Team Coach e cofundador da Escola de Coaches

Saiba mais sobre a Formação de Team Coaches com inscrições abertas:

https://escoladecoaches.com.br/caminhos-de-aprendizado/#team-coaching